Sociedade que exclui até virtualmente

Acabei de ver a notícia de que o novo Orkut será para poucos. Só algumas pessoas serão convidadas a fazer parte da atualização dessa rede social.

Bom, eu me lembro que quando começou essa onda do Orkut, eu e meus amigos ficamos pirados atrás de alguém que tinha para que esta pessoa nos mandasse o convite. Quem recebe-se primeiro, repassava para os outros. Como eramos infantis… Quem não tivesse Orkut na escola, era considerado no mínimo estranho (pra não dizer chato, desatualizado, “sem noção”, careta ou excluído). Era desconfortável ouvir todo mundo falando que deixou um depoimento para alguém sendo que eu nem tinha uma conta neste site. Quando recebi o convite, fiquei fascinado. Entrava no perfil de todo mundo e participava de qualquer comunidade que aparecesse na tela. Bom, fui adicionando meus amigos atuais e pessoas que eu não via fazia muito tempo. Um belo dia, me perguntaram quantos amigos eu tinha no Orkut. Fui sincero: uns 50. Bom, vocês já devem ter imaginado a resposta: “Só 50? Eu tenho mais de 300!”. Enfim, tenho certeza que hoje essa pessoa deve ter uns 1000 amigos, mas só conhece realmente um décimo ou menos deles.

A partir dái, percebi que o Orkut é nada mais nada menos que mais um agente de exclusão. É restrito para quem é considerado “legal”. Desde o começo foi assim. Só alguns podiam. Hoje está mais democrático, mas continua excluindo, ou pelo número de amigos que você tem, por quem são eles ou por quão é personalizada sua página. Existe segregação até se você não entra na sua conta, sendo que a conta é sua e você entra quando você quiser!

Tudo isso só me faz, cada vez mais, não querer receber o convite do novo Orkut. Se me perguntarem qual o meu Orkut, eu falo que não tenho. Se perguntarem o por quê, justifico com a história do convite. Se falarem que vão enviar para mim, eu recebo e deixo de lado. Se o Orku foi criado para aproximar pessoas, ele pode até ter conseguido seu objetivo, mas alcançou uma coisa maior que (imagino) não estava em seus planos: a esteriotipação e a exclusão. Ou seja, se você está fora do modelo, está fora!

Essa nova remessa de convites só vem a confirmar isso: o Orkut quer mesmo os descolados. Os outros podem até ter seu perfilzinho, mas ficarão na sombra.

Deixe uma resposta

